top of page
_DSC6984.JPG

tenet – tecendo na net II

_DSC6333_edited.jpg

O projeto que valoriza e reconhece os grandes nomes da arte têxtil no país, aporta no Museu A CASA do Objeto Brasileiro para sua segunda edição. 

O Museu A CASA do Objeto Brasileiro abre o espaço expositivo para receber a segunda edição da mostra TENET – Tecendo na Net, que apresenta trabalhos feitos em tecido por 70 designers, artesãos e artistas plásticos de todo o Brasil, num verdadeiro diálogo sobre a arte têxtil contemporânea no país. 

 

O sucesso da primeira edição, realizada em 2011, fez com que o número de participantes aumentasse. Nomes consagrados do cenário têxtil como Naum Alves de Souza, João Pimenta, Glaucia Amaral, Eva Soban, Zoravia Bettiol, entre outros, também aderiram ao projeto, que pretende destacar a importância do trabalho têxtil no contexto das artes.


Assim como na primeira edição, a exposição teve a curadoria de Renato Imbroisi, Marta Meyer e Juan Ojea. O tema central, desta vez, é a cor preta: cada participante utilizou um material à sua escolha para a manufatura das peças, mas todas tiveram o preto como cor predominante.

O projeto TENET teve início de forma despretensiosa. Tudo começou com a postagem de uma foto, feita em 1989, no Facebook. A imagem em preto e branco mostrava diversos artistas brasileiros reunidos em frente à uma loja do designer Renato Imbroisi, para um antigo projeto chamado Tecendo na Rua. A foto repercutiu e gerou dezenas de comentários, além da vontade de um reencontro.

 

Foi assim que cerca de 50 artistas têxteis, de diversos estados do país, reuniram-se para desenvolver trabalhos a partir de um kit de materiais variados que lhes foi enviado pelos curadores Renato Imbroisi, Juan Ojea e Marta Meyer. A partir do encontro, surgiu o convite feito por Renata Mellão, fundadora do Museu A CASA, para exporem o resultado desta união no espaço expositivo da instituição. 

 

A internet foi o veículo que possibilitou reunir artistas de tantos cantos diferentes após tanto tempo. Uma vez que a rede digital produziu a química necessária entre esses artistas para um reencontro, nascia assim a proposta da TENET: agregar diferentes nomes da cena da arte têxtil para mostrar seus trabalhos, trocar ideias, conhecimento e informações. O sucesso da primeira edição trouxe a força propulsora necessária para um segundo reencontro. 

_DSC6268_edited.jpg

Visitação

DE 08 A 25 DE MAIO DE 2012

Sede Museu A CASA

Rua Cunha Gago, 807, Pinheiros • São Paulo, SP

De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h • Sábado das 12h às 16h

Entrada gratuita

museu_casa_selos_exposicoes_cor.png
bottom of page