top of page
Exposição 010.webp

artesanato contemporâneo: a casa recebe a semana criativa de tiradentes

Exposição 017.webp

Nesta exposição, o Museu A CASA do Objeto Brasileiro apresenta os desdobramentos das imersões realizadas entre artesãos mineiros e designers convidados nas seis edições da Semana Criativa de Tiradentes. 

Das mais charmosas cidades históricas do país, Tiradentes guarda muitos saberes de tradição manual. O artesanato da região preserva a cultura local, com famílias envolvidas por gerações nessa produção. Para divulgar e valorizar esses conhecimentos, muitas vezes ameaçados de se extinguir, nasceu a Semana Criativa de Tiradentes, em 2017, um projeto cultural e social idealizado pela jornalista Simone Quintas e pelo produtor cultural Júnior Guimarães.

Em sua sexta edição, o festival, que acontece no mês de outubro, organiza imersões de trocas e aprendizado entre designers brasileiros e artesãos de diferentes técnicas. A troca de saberes resulta em coleções de objetos contemporâneos cheias de brasilidade e vendidas em renomadas lojas pelo país.

“Nestes quase sete anos de evento em Tiradentes, percebo que uma das características do trabalho artesanal, acaba sendo a repetição, onde o artesão reproduz por vários anos um mesmo produto. Com ações como a Semana, eles passam a enxergar a possibilidade de aplicar suas técnicas tradicionais em novas peças e os designers são influenciados a empregar novas técnicas em suas criações. No final, acaba sendo uma via de mão dupla para ambos, uma experiência riquíssima de integração onde quem ganha é a cultura, o mercado e a tradição criativa do país”, afirma Simone.

A exposição Artesanato Contemporâneo: A CASA recebe a Semana Criativa de Tiradentes quer jogar luz nessa produção autoral, que tem transformado positivamente a vida dos participantes e trazido frescor aos ofícios. Além de fortalecer a autoestima, a crença nas habilidades herdadas e proporcionar o reconhecimento ao potencial criativo dos artesãos. “A convergência de valores e propósitos entre A CASA e a Semana levou a uma aproximação cujo primeiro resultado é esta exposição. A ideia é mostrar como a criação brasileira ganha força quando há a troca de conhecimentos e a integração entre o design e o artesanato.”, revela Ana Letícia Fialho, diretora executiva da instituição.

Exposição 363.webp

Reunir as peças feitas com o calor das mãos de oito mestres, pontuando como essa troca de saberes impactou o trabalho de cada um deles e despertou o desejo de buscar novos caminhos para o fazer manual, é a proposta da mostra que tem curadoria da jornalista Simone Quintas, idealizadora do projeto em parceria com o produtor cultural Junior Guimarães, e expografia do arquiteto Alexandre Rousset. O evento reunirá cerca de 70 móveis e objetos produzidos com diferentes técnicas por artesãos locais. São eles: Deise e Fabio Reis (Imperial Estanho), Eliana Maia, Maria da Conceição de Paula, Nôca e Bela Ladeira, Raimundo Nonato, Rondinelly Santos, Vasique Leôncio e Wagner Trindade.

No sábado da inauguração, haverá uma mesa redonda, mediada pela jornalista Regina Galvão, com os idealizadores do festival, os artesãos Eliana Maia e Wagner Trindade, e designers convidados.

A mostra Artesanato Contemporâneo: A CASA recebe a Semana Criativa de Tiradentes  tem o apoio da Sherwin-Williams e Urban Arts; apoio institucional do Sebrae e do Governo de Minas.

Visitação

DE 12 DE MARÇO A 07 DE MAIO DE 2023

Espaço expositivo Museu A CASA

Av. Pedroso de Morais, 1216, Pinheiros • São Paulo, SP

De terça a domingo, das 10h às 18h30

Entrada gratuita

museu_casa_selos_exposicoes_cor.png
bottom of page