top of page
AERAJ – Associação Educativa Rural e Artesanal da Vila de Joanes - Ilha de Marajó - Pará -

um olhar sobre o acervo – rendas e bordados

Grupo Janela Carioca - Morro de Santa Marta - Rio de Janeiro RJ - FOTO Marcos Muzi (4).web

A primeira exposição do Museu A CASA do Objeto Brasileiro em 2022 reverencia o trabalho de artesãs e bordadeiras brasileiras, enquanto relembra objetos e vestimentas que já passaram pela instituição nestes 25 anos de história. 

O Museu A CASA do Objeto Brasileiro celebra seus 25 anos de história com a primeira mostra de 2022, intitulada Um Olhar Sobre o Acervo – Rendas e Bordados. A seleção das peças e a montagem da exposição foram realizadas pelo designer de interiores Julio Rosa e pela jornalista Zizi Carderari. “Escolher esses bordados representou uma viagem fantástica pelo país”, afirma a curadora.

 

Já para Renata Mellão, fundadora do Museu A CASA, os bordados e rendas revelam ao público as riquezas e a diversidade cultural do país. "Bordados são muito difundidos no Brasil. Já as rendas estão em locais mais específicos, como a Irlandesa de Divina Pastora, em Sergipe, a Filé e a Labirinto, no Ceará, e a de Bilro de Morros de Mariana, no Piauí”, diz.

Neste projeto, as técnicas se misturam e dão vida a peças com toque contemporâneo, como os trajes assinados por estilistas em parceria com associações de artesãs. “São cinco vestidos que vieram da exposição Renda-se (2015), com curadoria de Dudu Bertolini”, diz Renata. Lino Villaventura, Adriana Barra, Amapô, André Lima e o próprio Bertolini confeccionaram os modelos que estarão expostos. 

 

Haverá também a imponente escultura de bambu criada pelo engenheiro Dom Fernandes, da Bronkz Bambu, remetendo a uma árvore. A peça, com 5,90 m de altura, foi inspirada na obra do arquiteto vietnamita Vo Trong Nghia e exibida pela primeira vez na CasaCor São Paulo 2021, no ambiente de Kalil Ferre Paisagismo. Na versão idealizada para o Museu A CASA, ela ganhou um banco que circunda a estrutura. 

08.webp

A mostra terá ainda a trilha sonora do percussionista e compositor Caíto Marcondes e duas apresentações em vídeo: a primeira com Dudu Bertholini, contando sua experiência em promover os vestidos com as associações de artesãs. A segunda, com  o professor João Braga, que relata a história da renda.

Visitação

DE 23 DE JANEIRO A 20 DE MARÇO DE 2022

Espaço expositivo Museu A CASA

Av. Pedroso de Morais, 1216, Pinheiros • São Paulo, SP

De terça a domingo, das 10h às 18h30

Entrada gratuita

museu_casa_selos_exposicoes_cor.png
bottom of page