A comunidade de Ilha do Ferro está localizada em Alagoas, município de Pão de Açúcar, às margens do rio São Francisco. A cooperativa Art-Ilha reúne artesãs dessa comunidade que realizam o bordado “Boa Noite”, nome de flor nativa da região. Usam uma técnica quase extinta, que consiste em desfiar o tecido e recompô-lo em faixas, com temas florais. 

Antes de iniciarmos nosso projeto, já ouvíramos falar que se tratava de um local especial, um centro de criatividade e arte em que os homens trabalhavam a madeira e as mulheres bordavam. Também soubemos que a Art-Ilha estava precisando de um estímulo. Decidimos colaborar e Paula Ferber, que tem uma casa na Ilha, também quis participar, financiando parte do projeto a que demos início juntamente com Renato Imbroisi.

Para harmonizar as bordadeiras associadas e autônomas, Renato entregou exercícios de bordados a todas elas, propondo um prêmio a ser oferecido aos três melhores trabalhos apresentados. 

Voltamos depois de algum tempo, escolhemos os vencedores, e foram distribuídos os seguintes prêmios:

1º Uma máquina de costura

2º Um tanquinho

3º Material de costura

Em seguida, demos início às oficinas de criatividade e inovação, e surgiram  novos temas para bordar, como as casas e os barcos que fazem parte da paisagem local.

A partir daí, desenvolveram-se novos produtos, como almofadas, toalhas, jogos americanos, colchas, cortinas, marcadores de livro e painéis bordados, e a especialista Adriana Coletto Reichert ensinou técnicas de gestão de produção. 

Estas novas coleções incrementaram muito as vendas, e o grupo ganhou novas associadas. A sede foi reformada, com um projeto oferecido pela arquiteta Marieta Ferber, e o financiamento do museu A Casa e de Paula Ferber. 

Essas iniciativas tiveram como objetivo tornar mais reconhecida e valorizada essa técnica tradicional de bordado, bem como incentivar a autoestima e a sustentabilidade financeira.

Ao término do projeto, todos os itens encomendados por Renato foram comprados pelo Museu para a realização da exposição de bordados “Boa Noite ilha do Ferro”, aberta em 27 de novembro de 2013. Alguns dias depois da abertura, praticamente todos haviam sido vendidos.

Desde a realização deste projeto e exposição, o museu A CASA acompanha a Art-Ilha e divulga seus bordados. Eles participaram de outras exposições realizadas na sede do Museu, como a exposição “Uma História de 20 anos” (2016), “A CASA Bordada” (2017) e “SP Artesanal Feira Bordada” (2017), no Rio de Janeiro a exposição “A CASA Bordada” foi realizada no CRAB – Centro Sebrae de Referência do Artesanato (2018/2019) e participaram da exposição “ Empreendedorismo Social: Identidade e Saber Local” em Genebra, Suíça, neste ano de 2020. Além disto, atendemos a algumas demandas das artesãs, como com a compra de matéria-prima, puro linho, e questões referentes à definição de custos e preço final.

Clipping

Estadão

http://blogs.estadao.com.br/casa/tag/agenda/

Living Design

http://www.livingdesign.net.br/2013/11/a-casa-museu-do-objeto-traz-o-bordado-de-boa-noite-ilha-do-ferro.html

Casa Vogue

http://casavogue.globo.com/MostrasExpos/Design/noticia/2013/11/mostra-apresenta-artesanato-de-alagoas.html

Lilian Pacce

http://msn.lilianpacce.com.br/e-mais/reciclese/boa-noite-ilha-ferro/

Casa e Jardim

http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Decoracao/Brasil-em-Casa-e-Jardim/noticia/2013/12/doce-missao-na-ilha.html

Blog – Ser Sustentável com Estilo (ECOERA)

http://sersustentavelcomestilo.com.br/2013/11/27/o-site-sse-apoia-o-museu-a-casa/

Revista Brasileiros

http://www.revistabrasileiros.com.br/2013/12/03/sp-o-artesanal-o-bordado-e-a-tradicao/#.UqIVeNKu7T8