programação | ISA 30 anos
As celebrações dos 30 anos do ISA no Museu A CASA do Objeto brasileiro contam com trocas de saberes e experiências sobre a pauta socioambiental em ações culturais de junho a agosto de 2024. Marque na agenda:
29 de junho | Exibição dos filmes em realidade virtual Fogo na Floresta e Fazedores de Floresta, acompanhada de bate-papo com o presidente e sócio-fundador do ISA, Márcio Santilli, e a vice-presidente do ISA, Marina Kahn. Bate-papo das 11h às 12h30 e filmes das 12h30 às 16h.
06 de julho | Exibição do filme Escute a Terra Foi Rasgada - que mostra a luta dos povos Kayapó, Yanomami e Munduruku contra o garimpo ilegal - acompanhada de bate-papo com a diretora Cassandra Mello e com a liderança indígena e diretor da Hutukara Associação Yanomami, Enio Yanomami. Evento das 14h30 às 17h30.
Foto: grupo de participantes do Abraço Guarapiranga. Crédito: Tatiana Cardeal. Junho de 2008, São Paulo.
27 de julho | Exibição dos filmes em realidade virtual Fogo na Floresta e Fazedores de Floresta, acompanhada de bate-papo sobre restauração ambiental com Rodrigo Junqueira, secretário executivo do ISA e conselheiro da Rede de Sementes do Xingu, Maria Tereza Vieira, quilombola e fundadora da Cooperativa da Rede de Sementes do Vale do Ribeira, e Juliano Nascimento, engenheiro agrônomo, assessor técnico do ISA e técnico responsável pela Cooperativa da Rede de Sementes da Floresta. Bate-papo das 11h às 12h30 e filmes das 12h30 às 16h.
10 de agosto | Exibição do filme Mapear Mundos - que mescla imagens históricas e testemunhos atuais para rememorar os passos dados pelo ISA e por organizações da sociedade civil pela garantia de direitos dos povos indígenas no Brasil - com diretora Mariana Lacerda, a liderança do Rio Negro, André Baniwa, o antropólogo e sócio-fundador do ISA, Geraldo Andrello, e a ecóloga e sócio-efetiva do ISA, Silvia Futada. Evento das 14h30 às 17h30.
24 de agosto | Debate com os pesquisadores do ISA, Luma Prado, Tatiane Klein e Tiago Moreira dos Santos e a antropóloga indígena Francy Baniwa sobre a pesquisa e monitoramento de informações dos povos e terras indígenas. Edição também apresenta algumas iniciativas do ISA, como a série de livros Povos Indígenas no Brasil, o projeto educativo Povos Indígenas no Brasil Mirim e a plataforma Terras Indígenas no Brasil, que, em 2024, ganha uma versão em formato mapa interativo, disponível ao público no Museu A CASA durante todo o período da mostra ISA 30 anos – por um Brasil socioambiental. Bate-papo das 11h às 12h30.
Foto: Francy Baniwa, liderança indígena no Acampamento Terra Livre (ATL) © Benjamin Mast / La Mochila Produções / ISA
Programação Cultural ISA 30 ANOS
DE 29 DE JUNHO A 24 AGOSTO DE 2024
Espaço de encontros do Museu A CASA
Av. Pedroso de Morais, 1216, Pinheiros • São Paulo, SP
Eventos presenciais • gratuitos • sujeitos à lotação