É com grande alegria que apresentamos os objetos e projetos vencedores e os de maior destaque do 3° Prêmio Objeto Brasileiro. Mais uma vez, a variedade de peças e formas elaboradas a partir de uma grande diversidade de materiais e técnicas revela as inúmeras possibilidades da produção artesanal e do design no Brasil.

Foram avaliados 539 objetos e projetos de 25 estados brasileiros, além do Distrito Federal. O júri foi coordenado por Renato Imbroisi, e teve como jurados Ademir Bueno, Mônica Moura, Paula Dib e Ricardo Gomes Lima.

Criatividade, simplicidade, inovação, ergonomia, conforto, inventividade, sustentabilidade, beleza, reaproveitamento, funcionalidade e leveza são alguns dos conceitos presentes nos objetos e projetos ora destacados, frutos do trabalho de artesãos, designers, comunidades tradicionais e estudantes.

Esta exposição não tem por objetivo apenas apresentar os objetos e projetos para a contemplação, mas visa também propiciar ao visitante a possibilidade de interação: parte do que é apresentado destina-se à experimentação. Toque, sente-se, deite-se.

No encerramento de mais uma edição do 3° Prêmio Objeto Brasileiro, agradecemos a todos aqueles que participaram e parabenizamos os finalistas e vencedores.

Produção Autoral

MENÇÃO HONROSA 
1. Beatriz H. Sampaio | Roda da Família
2. Graça Maria Oliveira Soares | Tapete de Fibra de Quiabeiro
3. Luiz Fernando Pereira Lopes (Lufe Lopes) | Salamandraluz
4. Pamyla Maria Ferreira Lima | Coleção Jarros Sisalana

Produção Coletiva

Ação socioambiental

MENÇÃO HONROSA 
1. Instituto Arara Azul e Fundação Loro Parque | Programa de Geração de Renda para Conservação da Arara Azul de Lear

Novos projetos