É com grande alegria que apresentamos os objetos e projetos vencedores e os de maior destaque do 2° Prêmio Objeto Brasileiro. A variedade de peças e formas elaboradas a partir de uma grande diversidade de materiais e técnicas revela as possibilidades do encontro entre design e produção artesanal no Brasil.

Foram avaliados 398 objetos e projetos de 16 estados do país. Esta exposição traz 31 deles selecionados pelo júri. Coordenado por Christian Ullmann e composto por Baba Vacaro, Jum Nakao, Mara Gama e Renata Mendes, o júri desta edição optou por um maior rigor na seleção, com grande visibilidade àqueles que melhor preencheram os critérios de avaliação.

Mais do que o encerramento do Prêmio, a exposição é, antes, um ponto de partida. Ao destacar de maneira criteriosa os objetos mais significativos de um universo extremamente amplo, é possível iluminar soluções inteligentes e apontar para caminhos inovadores que podem servir de inspiração a todos aqueles que estão envolvidos de alguma forma com o objeto brasileiro.

A exposição é também um convite à discussão. Qual a situação atual do objeto brasileiro artesanal contemporâneo? Onde já avançamos? Onde ainda temos que avançar? Quais os requisitos fundamentais que um bom objeto deve preencher? Como aliar valorização do patrimônio cultural brasileiro, inovação, desenvolvimento sustentável, geração de emprego e renda, qualidade estético-formal, apelo de mercado e funcionalidade?

Os objetos e projetos que compõem esta exposição surpreendem, divertem, emocionam, atiçam a curiosidade. Mas, principalmente, estimulam a reflexão e a troca de ideias. Agradecemos àqueles que participaram do Prêmio, parabenizamos os finalistas e vencedores e convidamos todos para este diálogo.

Produção Autoral

1º LUGAR 
Claudia Moreira Salles | Mesa Reverso

2º LUGAR 
Nao Yuasa | Coleção Retrós

MENÇÃO HONROSA 
1. Suzanne Verba Reboh | Saleiros João-de-Barro
2. Simone de Barros Nassif | Prato para comer pinhão

Produção Coletiva

1º LUGAR 
Instituto Acaixa – Xilo Ceasa | Fronteiras – Livro em Tipografia e Xilogravura

2º LUGAR 
Ivone Mathias, Mara Christina Klain, Samira Silvas costa, Zenita Schrauth Ersching e Orbitato | Almofadas de Crochê com Fibra de Banana

MENÇÃO HONROSA 
1. Nhanduti de Atibaia – Grupo dos Amigos da Serra | Projeto Quem Conta um Conta Aumenta Um Ponto – N.2
2. Arte em Pneus Associação Artesal – Projeto Arte em Pneus – Tratorzinhoneu

Ação socioambiental

1º LUGAR 
Projeto ASAS – Artesanato Solidário no Aglomerado da Serra

2º LUGAR 
Experiência Design – Cabanos

MENÇÃO HONROSA 
1. Rede Asta
2. Associação Mestres da Obra – Ateliê Design Escola

Novos projetos

1º LUGAR
Andréia Sales Ribeiro | Projeto Siproar – Sistema de Proteção ao Artesanato

2º LUGAR
Adrienne Rabelo | Revestimento do Projeto Cadeira que Troca de Roupa