top of page
Arlindo Monteiro.webp

preciosa: alagoas feita à mão

Mestre Petronio_Felipe Brasil.jpg

A delicadeza, a força e a autenticidade do artesanato alagoano estão representadas em uma exposição que reúne o trabalho de grandes mestres artesãos de todo o Estado.

 

O Museu A CASA do Objeto Brasileiro realiza a exposição Preciosa: Alagoas Feita à Mão, que promove uma viagem ao rico território alagoano, com um pouco de cada pólo cultural do Estado. Ao todo, são 37 peças expostas, feitas por 18 mestres artesãos, que se destacam sobretudo na cerâmica e na madeira.

 

A mostra reúne peças que estão no acervo do Governo do Estado de Alagoas desde 2019. Segundo Renata Mellão, fundadora do Museu A CASA, o Alagoas é um exemplo de local que valoriza sua cultura e seus artistas. “Ter a oportunidade de apresentar ao nosso público os grandes mestres artesãos alagoanos é motivo de orgulho e também uma honra para nós”, afirma.

 

Cada trabalho vem de um lugar de referência pelo seu artesanato, como União dos Palmares, Ilha do Ferro e Lagoa da Canoa. “Nos preocupamos em buscar peças características de diferentes locais, representando cada canto do Estado. Essa exposição mostra que valorizamos e reconhecemos a riqueza da nossa terra, que é fundamental na construção da identidade brasileira”, diz Daniela Vasconcelos, gerente de Design e Artesanato do Alagoas Feita à Mão, programa do Governo do Estado com o objetivo de preservar esse patrimônio cultural e artístico.

passado, presente e futuro do artesanato alagoano

Além de transitar por diferentes territórios do Estado, a mostra Preciosa: Alagoas Feita à Mão também faz um passeio por diferentes gerações.

 

Nos trabalhos das Mestras Dona Irinéia e Marinalva, duas remanescentes quilombolas que deixaram um imenso legado ao artesanato brasileiro, é possível perceber muito de sua ancestralidade e história pessoal em cada peça. Ambas têm o barro como sua principal matéria-prima, produzindo cabeças e figuras humanas que ganharam destaque no Brasil e fora dele, além de panelas, potes e outros objetos utilitários.

 

Já o Mestre André da Marinheira ganhou destaque após se especializar em esculpir animais em madeira. Utilizando apenas troncos de jaqueira, que tem tom amarelado e é nativa de sua região, em Boca da Mata, ele busca por árvores “anciãs” do seu próprio sítio, respeitando o ciclo de vida dessas árvores que, depois de alguns anos, interrompem a produção de frutos. 

Nelson da Rabeca _Felipe Brasil.jpg

Em seu trabalho, André imprimiu uma estética própria, diferente da usada por seu pai, Manoel da Marinheira, um dos mais importantes escultores brasileiros que faleceu em 1995, deixando um legado na arte popular e muitos seguidores.

 

Enquanto isso, o Mestre Valmir Lessa traz em suas peças a personalidade herdada de seu sogro, o Mestre Fernando Rodrigues, uma das principais referências responsáveis por colocar a Ilha do Ferro, às margens do Rio São Francisco, no mapa do artesanato e da arte popular brasileira. Habilidoso, Valmir não usa colas ou pregos para fazer suas cadeiras. Ele coleta a madeira, descasca, lixa e molda cada peça. 

 

A mostra Preciosa: Alagoas Feita à Mão apresenta ainda os trabalhos de João das Alagoas, Pedrocas, Arlindo Monteiro, Antônio de Dedé, Vânia Oliveira, Nelson da Rabeca, Maria Severiano, André da Marinheira, Aberaldo, Chico Cigano, Sil, Raimundo, Zezinho e Maria de Lourdes.

Visitação

DE 25 DE JUNHO A 31 DE JULHO DE 2022

Espaço expositivo Museu A CASA

Av. Pedroso de Morais, 1216, Pinheiros • São Paulo, SP

De terça a domingo, das 10h às 18h30

Entrada gratuita

museu_casa_selos_exposicoes_cor.png
bottom of page