a poética da palha – cerro azul
Como parte da sua missão de impulsionar e valorizar o artesanato nacional, o Museu A CASA do Objeto Brasileiro promove uma exposição dedicada aos artesãos do Vale do Ribeira.
O Museu A CASA do Objeto Brasileiro inaugura a exposição Poética da Palha - Cerro Azul, que é resultado de um projeto de mesmo nome feito pela instituição em parceria com grupos de artesãos do Vale do Ribeira.
Desde sua fundação, o Museu A CASA se dedica à divulgação e a valorização da produção artesanal e do design brasileiro. Movido por essa missão, A CASA decidiu, em 2011, embarcar em uma viagem até o município de Cerro Azul, no Paraná, para conhecer as comunidades de artesãos que estão transformando a arte do Vale do Ribeira e propor um projeto de co-criação, ao lado do designer Renato Imbroisi.
Esta exposição é resultado do trabalho feito por 13 artesãos e artesãs da região. Entre as peças produzidas, estão chapéus, caixas e bolsas criados a partir de referências locais que definem a identidade de Cerro Azul. Os produtos foram desenvolvidos com palha de milho, bambu, criciúma, entre outras matérias-primas.
O projeto encabeçado pelo Museu A CASA consistiu também na realização de oficinas e aperfeiçoamento de técnicas que já eram dominadas pelos artesãos, além da busca por novos nichos de mercado, para que o trabalho feito na região alcançasse outros públicos e se difundisse pelo Brasil. O resultado desse encontro é agora apresentado no espaço expositivo do Museu A CASA. Os objetos também estarão à venda.
Visitação
DE 24 DE NOVEMBRO DE 2011 A 17 DE FEVEREIRO DE 2012
Sede Museu A CASA
Rua Cunha Gago, 807, Pinheiros • São Paulo, SP
De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h
Entrada gratuita