top of page
FOTO - RODRIGO JOÃO (285).webp

ojidu – árvore da vida warao

FOTO - RODRIGO JOÃO (243).webp

Os saberes ancestrais do povo indígena Warao são protagonistas nesta exposição, que é resultado de um trabalho colaborativo entre o Museu A CASA do Objeto Brasileiro e a Agência da ONU para Refugiados.

 

O Museu A CASA do Objeto Brasileiro nasceu com a missão de valorizar e gerar visibilidade aos saberes artesanais. Não é raro que a instituição se conecte a outras para ampliar ainda mais o seu campo de atuação, trabalhando ao lado de parceiros que têm os mesmos propósitos. 

 

Foi a partir dessa veia colaborativa que nasceu o Projeto Artesanía Warao, desenvolvido em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e com os povos indígenas Warao, da Venezuela. A exposição agora apresentada é fruto do projeto, e deve expor mais de 20 objetos feitos pelos Warao.

A comunidade Warao hoje vive no Brasil em função de problemas econômicos e políticos que tomaram a Venezuela nos últimos anos. Toda a confecção das peças foi feita nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, em Roraima, e em Manaus, no Amazonas. Grande parte delas foi confeccionada com buriti (chamada de ojidu na língua Warao), planta que carrega um significado profundo para a etnia. A palha de buriti é o material predominante em todo o trabalho. 

 

Da palmeira de buriti se extrai, por exemplo, a yuruma, uma espécie de farinha que se retira dos troncos das palmeiras sem frutos e que faz parte da alimentação tradicional da etnia. Os troncos da árvore cortados pela metade servem para fazer o piso das moradias, chamados de janoko, e com os talos novos é possível fazer ferramentas que servem para a pesca.

FOTO - RODRIGO JOÃO (284).webp

Essa importância também se traduz nos cestos e chapéus trançados pelos artesãos, que empunham a palha com técnica e cuidado. É pela arte artesanal que o povo indígena Warao expressa sua identidade e transmite conhecimentos. No contexto atual, onde parte desta população se encontra em trânsito, incentivar sua produção cultural é um meio eficaz de colaborar com sua resistência.

A exposição teve o apoio da ACNUR, do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), da Federação Humanitária Internacional (FFHI), da União Europeia e do Governo Federal.

Visitação

DE 07 DE NOVEMBRO A 20 DE DEZEMBRO DE 2019

Espaço expositivo Museu A CASA

Av. Pedroso de Morais, 1216, Pinheiros • São Paulo, SP

De terça a domingo, das 10h às 18h30

Entrada gratuita

museu_casa_selos_exposicoes_cor.png
bottom of page