top of page
LUIZA HERMETO.webp

joia contemporânea brasil_finlândia: polaridades

ALICE FLORIANO_edited.jpg

O Museu A CASA do Objeto Brasileiro promove o encontro de artistas dos dois países em exposição dedicada à joalheria contemporânea. 

O Museu A CASA do Objeto Brasileiro realiza a exposição Joia Contemporânea Brasil_Finlândia: Polaridades, que estabelece um diálogo entre a joalheria brasileira e a finlandesa, apresentando peças de artistas das duas nacionalidades. A curadoria da exposição foi realizada por Miriam Mirna Korolkovas e Kika Rufino, que organizaram o trabalho de 36 artistas especializados na arte joalheira, sendo 20 brasileiros e 16 finlandeses. 

 

Polaridades é uma exposição que busca conectar, através da arte, dois pontos fisicamente distantes do planeta Terra, além de representar o melhor da produção de ambos os países. A mostra também presta homenagem à genialidade da artista plástica Nazareth Pacheco. 

 

Na visão de Renata Mello, fundadora do Museu A CASA, a exposição abre ainda um  diálogo importante entre o passado e o presente do mercado e da produção de joias no país. "Não se trata apenas de enaltecer o valor intrínseco da matéria-prima, mas de reconhecer seu valor quando transformada por meio da criatividade e da intenção com que os artistas que a trabalham, suscitando temas que vão além do discurso tradicional", afirma. 

Para a abertura, está prevista uma performance corporal e musical da artista Lucilene Moreira e do músico e percussionista Caíto Marcondes. A programação de abertura terá também uma Mesa Redonda com alguns dos artistas da mostra. 

 

Do Brasil, os participantes são Alice Floriano, Ana Passos, Lívia Mourão, Bémok Kapayó, Eneida Sanches, além das curadoras Kika Rufino e Miriam Mirna Korolkovas. Já da Finlândia, participarão Kirsi Manninen, Wiebke Pandikow, Tiina Rajakallio, Ulla Ahola, e Hanna Ryynänen. O evento ocorrerá na plataforma Zoom, no dia 7 de novembro de 2020, às 15h. Clique aqui para saber mais.

MIRIAM PAPPALARDO.jpg

Visitação

DE 07 A 29 DE NOVEMBRO DE 2020

Espaço expositivo Museu A CASA

Av. Pedroso de Morais, 1216, Pinheiros • São Paulo, SP

De terça a domingo, das 10h às 18h30

Entrada gratuita

museu_casa_selos_exposicoes_cor.png
bottom of page