top of page
EXPOGRAFIA-28.jpg

fio da meada

EXPOGRAFIA-16.webp

Quatro designers partem juntas em uma viagem para Minas Gerais, onde realizam um trabalho de estudo e criação coletiva que explora as possibilidades do artesanato têxtil. O resultado deste aprendizado se traduz na exposição apresentada pelo Museu A CASA.

 

O Museu A CASA do Objeto Brasileiro abre as portas para a exposição Fio da Meada, que apresenta quatro visões de uma mesma experiência que se iniciou em Muzambinho, Minas Gerais, em setembro de 2014. A partir do potencial do artesanato têxtil, as designers brasileiras Mari Dabbur, Marina Dias, Maria Helena Emediato e Maria Fernanda Paes de Barros criam peças de mobiliário em parceria com grupos de artesãos da cidade mineira. 

 

Utilizando a produção têxtil como fio condutor, a exposição busca valorizar o trabalho manual. “Incentivando as pessoas a interagirem, pretendemos quebrar o estereótipo existente em relação ao artesanal”, afirma a designer Maria Fernanda Paes de Barros. 

 

Mesmo estando em uma mesma viagem e trabalhando sobre um mesmo suporte, as quatro designers produzem peças completamente diferentes. Para Marina Dias, as referências pessoais de cada uma somadas à experiência vivida em conjunto têm influência direta sob a forma e as características de cada produto. 

A disposição das obras no espaço expositivo conta um pouco da experiência vivida pelas designers. Por meio de um painel de fotos, o visitante consegue acompanhar o processo de inspiração e criação das peças. “Pretendemos estimular o público por meio de imagens, texturas e interação, pois acreditamos que, quando nos emocionamos, registramos o momento e de alguma forma ele se torna inesquecível”, diz Maria Helena Emediato.

 

Na tentativa de materializar e compartilhar um pouco do processo de imersão, as designers também oferecem ao visitante a oportunidade de participar da elaboração de uma das obras. Cúpulas pendentes e retalhos de tecidos ganham forma pelas mãos do público, que terá a oportunidade de entrelaçar as tiras à sua maneira, compondo assim luminárias de autoria coletiva. “O design não se trata apenas de criar coisas novas. Ele é capaz de transformar, valorizar e preservar, mas para isso é preciso estar presente”, conclui Mari Dabbur.

Balanço Alpendre_Designer Maria Helena Emediato_Foto_Pedro Guida_1.jpg

A mostra reúne mesas, luminárias, balanços, uma poltrona e uma composição de banco e prateleiras. Embora utilizem madeira, ferro, corda, palha e cobre, o fio de algodão é o principal material. 

Excepcionalmente no dia 25 de novembro, haverá uma visita guiada pelas designers, que contarão as histórias por trás de cada peça, revelando detalhes do processo de criação.

Visitação

DE 12 DE NOVEMBRO DE 2015 A 05 DE FEVEREIRO DE 2016

 Museu A CASA (anexo)

Av. Pedroso de Morais, 1234, Pinheiros • São Paulo, SP

De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h

Entrada gratuita

museu_casa_selos_exposicoes_cor.png
bottom of page