top of page
Imagem_FeridaAberta_01.png

ferida aberta

Imagem_FeridaAberta_04.png

O Museu A CASA do Objeto Brasileiro recebe o trabalho do Grupo Broca, que após um período intenso de pesquisa e estudo sobre a história do Brasil, se volta à arte para traduzir as complexidades de um país marcado pela colonização.

A mostra Ferida Aberta chega ao Museu A CASA do Objeto Brasileiro após passar pela 1ª Bienal de Joalharia Contemporânea de Lisboa, em setembro de 2021, onde esteve exposta na Galeria Sá da Costa. As peças também foram apresentadas na III Bienal Latinoamericana de Joyería Contemporánea, no mesmo ano, de forma virtual.

 

O Grupo Broca existe desde 2012 e é formado por oito artistas com trajetórias diversas e que têm em comum a linguagem da joalheria contemporânea como principal forma de expressão. Sua dinâmica de trabalho compreende encontros periódicos, envolvendo estudo, análise crítica e pesquisa prática. 

 

Com exercícios de reflexão e caráter investigativo, cada uma das integrantes do grupo aprofunda seu próprio projeto pessoal, que se constrói entre vocabulários individuais e agenciamento coletivo, promovendo um fazer que é fruto de diálogo e questionamento. É da polifonia que nasce um coro criativo potente.

Para a exposição Ferida Aberta, gestada em período pandêmico, o Grupo Broca se debruçou sobre a história do Brasil. Diante de um desmonte cultural, científico e ecológico que se intensificou com a chegada da pandemia de Covid-19, questões como desequilíbrio econômico e social, feminismo, segregação, liberdade de expressão e gênero, preservação de minorias étnicas, insuflaram o país.

 

Marcas estruturais e feridas nunca cicatrizadas parecem emergir em um corpo chamado Brasil. Trazendo leituras subjetivas e coletivas, as artistas atendem a um chamado urgente de mudanças e discutem, com sua arte, a respeito da complexa formação de um país com passado colonial, futuro instável e um presente em suspensão

GRUPO BROCA.webp

Visitação

DE 06 DE AGOSTO A 02 DE SETEMBRO DE 2022

Espaço expositivo Museu A CASA

Av. Pedroso de Morais, 1216, Pinheiros • São Paulo, SP

De terça a domingo, das 10h às 18h30

Entrada gratuita

museu_casa_selos_exposicoes_cor.png
bottom of page