A partir do dia 17 de julho de 2019, A CASA museu do objeto brasileiro abre as portas para a exposição Estúdio Avelós e Llussá Marcenaria. A mostra apresenta trabalhos têxteis feitos em tear manual, cestarias que mesclam palha e algodão, além de peças de mobiliário.

Sob coordenação da jornalista e designer têxtil Zizi Carderari, o Estúdio Avelós busca apresentar a união entre contemporaneidade e tradição. O estúdio, fruto do Projeto Sertões, que tem como objetivo mapear e reconhecer a produção artesanal tipicamente brasileira, propõe uma contextualização e incorporação do artesanato à decoração contemporânea.

Tendo o algodão como fio condutor, a tecelagem apresentada na mostra é produzida em parceria com os artesãos da cidade mineira de Carmo do Rio Claro. No tradicional tear de pedal, cones de fio tinto são urdidos e tecidos dando vida a passadeiras, panos de prato, guardanapos, jogos americanos, colchas e toalhas.

Aproveitando a palha de Ouricuri, palmeira pertencente ao bioma caatinga, o estúdio desenvolveu uma coleção de bolsas, cestos, cachepôs e outros utensílios em parceria com os artesãos o Povoado de Alagamar às margens do rio Brito, no município de Pirambu, em Sergipe.

“Nesta exposição, pensamos em trazer uma expografia que repensa as maneiras de vestir a casa. Para tanto, os objetos serão dispostos visando trazer a atmosfera de um lar”, revela a designer Zizi.

Para compor o projeto, a Llussá Marcenaria foi convidada para apresentar sua linha de mobiliário contemporâneo. Camas, cadeiras, aparadores, mesas e outros objetos que exploram a beleza e a poesia das linhas retas servirão de base para realçar o artesanato. Como produção 100% artesanal, a Llussá utiliza técnicas tradicionais de encaixe, dispensando o uso de parafusos e pregos.

“Aceitamos com muito prazer a proposta da Zizi por entendermos que, embora em campos distintos, nossas técnicas, valores e a valorização do fazer manual seguem na mesma direção”,
afirma Juliana, diretora criativa da Marcenaria Llussá.

A exposição pode ser conferida até o dia 16 de agosto de 2019, de segunda a sábado, das 10h às 18h, em A CASA Anexo.

Serviço
Exposição Estúdio Avelós e Llussá Marcenaria
Abertura: 17 de julho de 2019, quarta-feira, das 19h às 22h
Período de exposição: 18 de julho a 16 de agosto de 2019
Visitação: de segunda a sábado, das 10h às 18h00
Onde: A CASA ANEXO | Avenida Pedroso de Morais, 1234 | Pinheiros | São Paulo
Agendamento de visitas guiadas: comunicacao@acasa.org.br
Informações para imprensa: Angelo Miguel – Comunicação A CASA
Informações: (11) 3814-9711 / 3097-8840