A Casa Bordada, de 2017, foi a exposição mais visitada da história do Museu A Casa do Objeto Brasileiro. Agora você pode visitar virtualmente a exposição. São trabalhos de bordadeiras e bordadeiros dos 27 estados brasileiros.

Acesse para ver a exposição!

Confira os bordados feitos à mão. As peças e objetos foram pesquisados e selecionados por Renato Imbroisi, curador da mostra original. A Casa Bordada Virtual, foi idealizada por Renata Mellão, o projeto reproduz a estrutura de uma casa, com paredes, portas, janelas, cômodos, divisórias, toda feita em tecidos bordados. É uma casa construída com pano, agulha e linha.

São 60 participantes – entre grupos, cooperativas, associações e artesãos individuais –, autores das mais de 200 peças que estarão expostas. É um levantamento inédito do bordado brasileiro, técnica trazida por colonizadores e imigrantes, que adquiriu feições, usos e costumes nacionais, ao mesmo tempo semelhantes e distintos entre si – como, por exemplo, o bordado com lantejoulas e pedraria característico do Bumba Meu Boi maranhense ou o ponto russo praticado em Primavera do Leste, no Mato Grosso, ensinado por uma comunidade de imigrantes russos às bordadeiras locais, que utilizam apenas fios de algodão puro, já que se trata de uma região de intenso plantio de algodão.

Reeditado pelo Museu a Casa do Objeto Brasileiro e Renato Imbroisi a exposição virtual dá acesso digital à uma das nossas mais queridas exposições.