espedito seleiro – da sela à passarela
O universo colorido de Espedito Seleiro chega ao Museu A CASA do Objeto Brasileiro estampado em bolsas, sapatos e outros objetos em couro que preservam o artesanato cearense.
Com gibão de vaqueiro completo, sandálias, carteiras, cintos, chapéus e miudezas, como chaveiros, o Museu A CASA do Objeto Brasileiro inaugura a mostra Espedito Seleiro – Da Sela à Passarela, com peças realizadas por Espedito Velozo de Carvalho, o Espedito Seleiro.
Aos 73 anos de idade, vivendo em Nova Olinda, Chapada do Araripe, um “oásis do sertão” no sul do Ceará, ele comanda a marca homônima que criou recentemente para dar asas a sua notável criação e confecção de acessórios, mobiliário e peças de vestuário em couro. Tudo é feito em colaboração com a família.
Esta é a primeira vez que o trabalho de Espedito Seleiro chega ao Museu A CASA. Em 2006, Seleiro participou da São Paulo Fashion Week, desenvolvendo uma coleção de bolsas e calçados para a grife Cavalera e, depois disso, criou coleções para outras grifes renomadas.
Posteriormente, trabalhou no filme O Homem Que Desafiou o Diabo, de Moacyr Góes, lançado 2007, produzindo a indumentária de vaqueiro do personagem vivido pelo ator Marcos Palmeira. Em 2012, o mestre artesão foi agraciado com a Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura.
Inventivo, curioso e observador arguto das tendências, Seleiro é uma referência na criação em couro, ao mesmo tempo em que preserva e valoriza o ofício tradicional do seleiro, atualmente em extinção.
Esta exposição, cuja realização contou também com a colaboração do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), é uma homenagem ao trabalho de Espedito, cujas criações mesclam cores vivas em arabescos com contornos variados. As peças também estarão à venda.
Visitação
DE 03 DE ABRIL A 21 DE JUNHO DE 2013
Sede Museu A CASA
Rua Cunha Gago, 807, Pinheiros • São Paulo, SP
De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h • Sábado, das 12h às 16h
Entrada gratuita