projeto bordado boa noite - ilha do ferro (2013)
Em sua missão de salvaguardar o artesanato brasileiro e valorizar técnicas tradicionais, O Museu A CASA do Objeto Brasileiro abre as portas para mais um projeto feito a muitas mãos: com a cooperativa de mulheres artesãs Art-Ilha e os designers Paula Ferber e Renato Imbroisi, nasce o projeto Boa Noite, Ilha do Ferro.
As artesãs da cooperativa Art-Ilha pertencem à comunidade de Ilha do Ferro, localizada em Alagoas, município de Pão de Açúcar, às margens do rio São Francisco. Trata-se de um local especial, um centro de criatividade e arte onde os homens trabalham a madeira e as mulheres bordam com uma técnica quase extinta, que consiste em desfiar o tecido e recompô-lo em faixas, com temas florais.
O bordado feito por lá é chamado de “boa noite”, nome de flor nativa da região – e que, posteriormente, nomeou o projeto. A designer de calçados Paula Ferber e o designer Renato Imbroisi atuaram na articulação e financiaram parte do projeto Bordado Boa Noite.
como tudo começou
Na ocasião, o designer Renato Imbroisi iniciou uma conversa com bordadeiras associadas e autônomas para conhecê-las e também permitir que elas o conhecessem, de modo que a troca de saberes não fosse unilateral. Durante a dinâmica de união do grupo, foram entregues exercícios de bordados a todas elas. Ao final, os três melhores trabalhos apresentados receberiam um prêmio.
Em seguida, foram iniciadas as oficinas de criatividade e inovação, de onde surgiram novos temas para bordar, como as casas e os barcos que fazem parte da paisagem local. A partir daí, nasceram novos produtos, como almofadas, toalhas, jogos americanos, colchas, cortinas, marcadores de livro e painéis bordados. A especialista Adriana Coletto Reichert também ministrou oficinas sobre técnicas de gestão de produção.
Estas novas coleções aumentaram muito as vendas do grupo, que ganhou novas associadas. A sede da cooperativa foi reformada, com um projeto oferecido pela arquiteta Marieta Ferber e financiado pelo A CASA junto com Paula Ferber.
Todas as iniciativas tinham um objetivo: tornar mais reconhecida e valorizada a técnica tradicional de bordado, assim como incentivar a autoestima e a sustentabilidade financeira das bordadeiras da região.
a exposição boa noite, ilha do ferro
Ao término do projeto Bordado Boa Noite, todos os itens desenvolvidos nas oficinas ministradas pelo designer Renato Imbroisi foram comprados pelo A CASA para a realização da exposição Boa Noite, Ilha do Ferro, que também disponibilizou alguns objetos para venda.