top of page
museu-a-casa-do-objeto-brasileiro-secao-papo-de-casa-amazonia-contemporanea_edited.jpg

papo de casa | amazônia contemporânea

Participantes 004.webp

Os designers Luly Vianna e Sérgio J. Matos são os convidados da segunda roda de conversa no Museu A CASA do Objeto Brasileiro. 

​

Tendo como pano de fundo o tema Amazônia Contemporânea, Luly e Sérgio contarão sobre suas viagens e vivências, e como o design associado ao artesanato pode gerar oportunidades empreendedoras e fortalecer as crenças nas habilidades herdadas dos antepassados, melhorando a autoestima e criando laços afetivos. O bate-papo contará ainda com a mediação da jornalista Regina Galvão.

conheça mais sobre os participantes

Luly Vianna é a fundadora da marca eco-friendly Saissu (que significa amor em tupi-guarani) e, em 2015, a designer ganhou o prêmio Ecoera, da Editora Globo, de jovem empreendedora. Consultora para marcas, como Le Lis Blanc e Ecosimple, e para ONGS, como Casa do Rio e ArteSol, ela tem coordenado oficinas com artesãos do Amazonas e do Piauí. Um desses projetos, Rede de Artesanato da Floresta, com indígenas que vivem em comunidades periféricas de Manaus, foi vencedor do 8º Prêmio Objeto Brasileiro na categoria Ação Socioambiental.

“Colaboro no desenvolvimento de peças mais comerciais, buscando um aprimoramento no acabamento e principalmente trabalhando com a autoestima dos artesãos”, diz.

Sérgio J. Matos, por sua vez, mantém seu estúdio de design em Campina Grande, na Paraíba, e uma loja em São Paulo. Além das peças autorais produzidas para a própria marca e para outras empresas, ele tem uma vasta experiência em consultorias dirigidas às comunidades artesãs, sempre fortalecidas pela troca de saberes. Desenvolveu uma coleção de objetos com indígenas de Barcelos e São Gabriel da Cachoeira, municípios do Amazonas, que fazem sucesso nas principais lojas de decoração do país.

 

 

Na parceria com o A CASA e o ACNUR, agência da ONU, Sérgio atuou em oficinas com os Warao, etnia indígena da Venezuela refugiada no Norte do Brasil. A experiência resultou em uma linda coleção de cestos trançados à mão com a fibra do buriti, vendida hoje na loja do museu A CASA.  

​

​

Papo de Casa
28 DE JANEIRO DE 2023, ÀS 11H30

 

Amazônia Contemporânea

Com os designers Luly Vianna e Sérgio J. Mattos. Mediação da jornalista Regina Galvão.

 

Espaço de encontros do Museu A CASA
Av. Pedroso de Morais, 1216, Pinheiros • São Paulo, SP

Evento presencial • gratuito • sujeito à lotação

_museu_casa_selos_rgb_programacao_neg.png
bottom of page