top of page
IMG-20190409-WA0024.jpg

amaria – design e cooperação

IMG-20190430-WA0008.webp

O trabalho e a história do grupo Amaria, formado por artesãos de Minas Gerais junto à designer Mayumi Ito, ganha uma exposição especial que celebra seus 15 anos de existência. 

O Museu A CASA do Objeto Brasileiro recebe a exposição Amaria – Design e Cooperação que celebra os 15 anos de história do projeto Amaria, desenvolvido pelo grupo de artesãos do município de Muzambinho, Minas Gerais, que produzem peças de roupas em co-criação com a designer Mayumi Ito.

O trabalho do grupo Amaria junto à Mayumi Ito é um exemplo de boa gestão e cooperação. A comunidade de artesãos mineiros é responsável pela valorização do artesanato local, utilizando técnicas tradicionais, tingimentos naturais e tecelagens manuais para dar vida a vestuários únicos. 

 

Mayumi, por sua vez, é uma profissional reconhecida que busca constantemente estabelecer diálogos entres designers do Brasil e do Japão. Criando lado a lado, o grupo e a designer construíram um trabalho inovador e de expressão mundial. A mudança da artista para a cidade mineira, inclusive, foi guiada pela paixão e desejo de resgatar a efervescência criativa da região. 

IMG-20190409-WA0021.webp

“Em Muzambinho, no passado, havia produção de algodão, artesãos que cardavam, fiavam, tingiam, teciam e costuravam a mão suas roupas, mantas, cortinas e todos os itens da casa – foi isso que motivou minha mudança. Quando cheguei, não havia mais uma cadeia produtiva completa, somente algumas pequenas produções em tear. Eu me perguntava: se houve uma história, por que não rever esta história?”, diz Ito. 

A exposição celebra também o lançamento do livro Amaria – Design e Cooperação, de mesmo nome da exposição. Escrito por Alice Boavista Penna, o livro narra a trajetória do grupo, relembrando todas as pessoas que fizeram parte dessa história e prestando homenagem ao legado construído em conjunto nos últimos anos.

Visitação

DE 23 DE ABRIL A 24 DE MAIO DE 2019

Museu A CASA (anexo)

Av. Pedroso de Morais, 1234, Pinheiros • São Paulo, SP

De terça a domingo, das 10h às 18h30

Entrada gratuita

museu_casa_selos_exposicoes_cor.png
bottom of page