A CASA na Moda
A primeira exposição do Museu A CASA do Objeto Brasileiro em 2024 reverencia o trabalho de rendeiras e estilistas brasileiros, enquanto relembra vestimentas que já passaram pela instituição ao longo de sua história.
Parte de duas exposições realizadas pelo Museu A CASA estão reunidas em A CASA na Moda, mostra inaugural da nossa programação de 2024. A primeira delas, A Chita na Moda estreou em janeiro de 2005, propondo um novo olhar para o tecido símbolo da nossa cultura popular.
Renomados estilistas, como André Lima, Glória Coelho, Karlla Girotto, Marcelo Sommer, Reinaldo Lourenço, Ronaldo Fraga, Lino Vila Ventura, Walter Rodrigues, entre outros, criaram modelos com o pano rico em cores e estampas – característica desse algodão que vestiu de escravizados a tropicalistas e figura até hoje nos festejos de tradição pelo Brasil.
A Chita na Moda resultou da pesquisa para o livro Que Chita Bacana, idealizado por Renata Mellão, fundadora do museu, e pelo designer Renato Imbroisi, para resgatar o valor do tecido e contar sua história.
Dez anos depois, em abril de 2015, o Museu A CASA sediou a exposição RENDA-SE, um projeto de 2012, desenvolvido pelo museu e pelo estilista e curador Dudu Bertholini, com o objetivo de promover o encontro entre designers de moda e artesãs rendeiras de várias regiões do país.
As principais comunidades da técnica artesanal mostraram seus preciosos trabalhos em modelos desenhados por estilistas consagrados, reverenciando saberes e fazeres que contribuem para a promoção da identidade brasileira tanto na moda como no artesanato reconhecido como patrimônio cultural. É a missão do museu desde sua fundação: dar visibilidade à nossa rica diversidade cultural, pois por meio da valorização de nossas raízes ancestrais que acreditamos poder construir um futuro melhor.
Visitação
DE 16 DE MARÇO A 26 DE MAIO DE 2024
Espaço expositivo Museu A CASA
Av. Pedroso de Morais, 1216, Pinheiros • São Paulo, SP
Quinta a domingo • das 10h às 18h
Segunda e terça • fechado
Quarta-feira • grupos
Agendamento pelo e-mail
Entrada gratuita