Faça seu Login para que possamos configurar a navegação de acordo com as suas preferências.
Não está cadastrado?Clique aqui.

INSTITUIÇÃO

MV-00181 V Prêmio Casa Claudia Design de Interiores | Homenagem Renata Mellão MV-00170 Vídeo institucional A CASA museu do objeto brasileiro MV-00167 Time Lapse fast MV-00160 Nova Sede MV-00151 Nova Sede MV-00110 em 2012 A CASA vai mudar de endereço

Objetivo


A CASA - museu do objeto brasileiro tem como objetivo contribuir para o reconhecimento, valorização e desenvolvimento da produção artesanal e do design, incrementando a percepção consciente a respeito do produto brasileiro bem como promovendo sua produção cultural. Como mediador de processos culturais, incentiva a pesquisa e a troca de informações entre diversas instituições.

Formas de Atuação


Coletar, pesquisar, selecionar, documentar e conservar produtos e referências culturais;

Comunicar, difundir e disponibilizar informação e conhecimento a respeito desses produtos  e referências, por meio de exposições físicas e virtuais, publicações, vídeos, debates, ações educativas etc;

Promover e instituir mediações, atuando como rede que interliga iniciativas e pessoas 
envolvidas e interessadas na expressão cultural brasileira;

Promover e estimular a reflexão crítica sobre a expressão cultural brasileira, por meio 
da realização de encontros, seminários, conferências, cursos etc;

Instituir critérios de avaliação de iniciativas relacionadas ao design e artesanato,   estabelecendo parâmetros quanto à ética e qualidade dos projetos;

Promover a capacitação dos agentes culturais envolvidos.


Universo de Interesse


A CASA - museu do objeto brasileiro se interessa pelo objeto de gênese artesanal, semi-artesanal ou industrial, visto como uma expressão cultural. Privilegia a produção brasileira, ou o foco no e sobre o Brasil. O olhar poderá se estender a outros países desde que haja uma pertinência para maior compreensão da situação brasileira. Não se interessa apenas pelo objeto em si, mas também pelo processo e contexto em que ele é criado, feito e consumido. Está interessado também na rede de mediações culturais que hoje potencializa e viabiliza a sociabilização das produções culturais.


Histórico


1997 – 1999 | Centro Cultural A CASA

Inaugurada em maio de 1997 A CASA transformou-se em uma associação civil sem fins lucrativos. Através de uma eclética programação tinha como objetivo estabelecer relações multidisciplinares e a integração de diversas expressões brasileiras. Com a intenção de ampliar o conhecimento sobre expressões culturais regionais ou temas de identidade brasileira, A CASA reune para cada programação bimestral um conjunto de atividades - palestras, encontros, cursos, oficinas, apresentações e exposições - como Mosaico Pernambucano, Lampião Vai à A CASA e Ventre Repente, Brasil Oriente.

Visando a consolidação e potencialização desses mesmos princípios, A CASA, a partir de 2000, investe no desenvolvimento de sua versão virtual.

2000 | Museu Virtual A CASA

Visando tornar-se um centro de referência da produção do objeto brasileiro, A CASA disponibiliza em sua versão virtual (www.acasa.org.br) seu acervo de imagens, ações culturais, exposições virtuais e bibliografias, além do guia do objeto brasileiro, um grande catálogo online de profissionais e instituições envolvidos nas áreas:

produção artesanal;
design brasileiro;
artesanato contemporâneo.


2001 - 2003 | A CASA Museu de Artes e Artefatos Brasileiros

Como museu e agente de mediação cultural, A CASA projetou uma inovação da sua função social para tornar-se “museu de artes e artefatos brasileiros”. Como mediador de processos culturais, incentiva a pesquisa e a  troca de informações entre diversas instituições através de  projetos que geram pesquisas, exposições, livros, coleta de acervo, além do programa Encontros Design Artesanato, que reúne periodicamente designers, produtores culturais, artesãos e interessados, para apresentar estudos de caso e relatos de experiências sobre a relação do mundo da produção artesanal e do design.

A partir de 2004 | A CASA casa-museu do objeto brasileiro

Firma-se como casa-museu do objeto brasileiro atuando em diversas frentes e realizando ações em parceria com outras entidades. Com o intuito de ampliar suas atividades, deu início ao seu núcleo de pesquisa de cultura popular brasileira desenvolvendo parceria com o Museu do Folclore Edison Carneiro do Rio de Janeiro.

 A CASA mantém ainda a Exposição Casa Brasilis, que apresenta ao público um panorama das realizações de A CASA, através de uma seleção dos objetos representativos do programa encontros.

Atualmente promove ações que geram exposições físicas e virtuais - A Chita na Moda e Chita Refazenda -, projetos editoriais – Que Chita Bacana -, aquisição de acervo e cursos avançados. Todas estas várias iniciativas alimentam o Museu Virtual A CASA e podem ser conferidas aqui.


Equipe


A CASA MUSEU DO OBJETO BRASILEIRO

Direção geral | Renata Mellão

Consultoria 
Institucional e Internacional | Adélia Borges
Exposições e Projetos | Claudia Vendramini

Núcleo de Pesquisa
Ivan Vieira

Núcleo de Produção
Daniel Casquel De Tomasi

Núcleo Educativo
Consultoria | Agda Sardinha
Equipe | Chady Hammoud, Flávia Marquesi, Louise Marinho e Lucas Pinheiro Gariani

Núcleo de Comunicação
Angelo Miguel

Núcleo Administrativo
Cleide Lopes

Núcleo de Montagem e Manutenção
Alex Belarmino
Maria Nilza Nunes dos Santos

Núcleo de vigilância
Manoel Félix de Souza


MUSEU VIRTUAL

Web-Master | Francisco Caserio

Desenvolvimento de Conteúdo | Daniel Casquel De Tomasi e Ivan Vieira

Coordenação técnica e inserção de conteúdo | Daniel Casquel De Tomasi


ESPAÇO A CASA museu do objeto brasileiro
Eliane Guglielme
eventos@acasa.org.br | 11 3812 9223 | 11 98555 7979

Endereço


A CASA - Sede

Av. Pedroso de Morais, 1216, Pinheiros

CEP 05420-001 - São Paulo - SP

Visitação de terça a domingo, das 11h às 19h

A CASA - Anexo

Av. Pedroso de Morais, 1234, Pinheiros

CEP 05420-001 - São Paulo - SP

Visitação de segunda a sexta, das 9h30 às 18h30

T +  55 11 3814 9711
acasa@acasa.org.br
Twitter
Facebook